Sintomas de Gravidez – 11 Sinais que Você Pode Estar Grávida

Os primeiros sintomas de gravidez podem ser sutis e, às vezes, você deve prestar muita atenção a eles, especialmente se sua menstruação estiver atrasada.

Reconhecer até as pequenas mudanças em seu corpo também é uma ótima maneira de se conhecer e identificar precocemente que está grávida.

Mesmo assim, os sinais descritos neste post não garantem que você esteja grávida, mas é uma dica para você ir ao médico.

A Centro Saúde separou alguns sinais que podem ocorrer na suspeita da gravidez

Aqui estão 11 Sintomas de Gravidez:

1. Corrimento vaginal

Essa secreção tem uma cor branca ou rosa translúcida, um cheiro quase imperceptível e uma textura espessa. É parecido com o do período fértil. Você vai ter a sensação de que está menstruando, mas quando vai ao banheiro não sai sangue. Existe uma secreção quase branca roseada.

Caso perceba corrimento, mas com odor fétido forte, acompanhado de coceira ou dor, marque uma consulta com seu médico de família ou ginecologista. Esses sintomas podem indicar uma infecção vaginal, às vezes relacionada a Candidíase.

Alterações no corrimento vaginal podem ser um sinal de infecção e não devem ser desconsideradas.

2. Edema abdominal e cólicas

 Seu corpo está mudando. O útero inicia seu processo de alargamento e o fluxo corporal começa a aumentar. Consequentemente, você notará inchaço e cólicas abdominais semelhantes às que teve durante a menstruação.

Você pode sentir cólicas de baixa a média intensidade, e isso pode levar a alguma secreção de sangue, mas não na mesma quantidade que um período normal.

3. Cansaço e sonolência excessiva

Você perceberá que sua energia vital mudou, e essa sensação pode aumentar após 12 semanas de gravidez. O cansaço é um dos principais sintomas e pode permanecer durante todo o processo.

Gerar uma vida inteiramente nova consome energia e não é uma tarefa fácil! Você pode aceitar isso naturalmente e não se esforçar muito para fazer as coisas além das limitações que sente, mas é sempre uma boa ideia permanecer ativo quando possível.

Uma mulher grávida precisa de pelo menos 10 horas de sono todas as noites para manter as atividades do dia seguinte.

4. Seios sensíveis e aréola mais escura

Você pode sentir que seus seios estão mais sensíveis, e o motivo atribuído a isso é a ação de hormônios que estimulam as glândulas mamárias, preparando-a para a amamentação. Os seios aumentam de tamanho e começam a desenvolver glândulas mamárias para atender às necessidades do bebê após o nascimento.

Às vezes é desconfortável tocar, ou um simples banho pode incomodar, mas vai melhorar com o tempo.

 Você notará que sua aréola está ficando mais escura devido ao aumento do fluxo sanguíneo na região. Não há razão para se preocupar com isso. Quando os hormônios se estabilizam, a cor da aréola volta ao tom original da pele.

Leia Também: 9 Dicas de como engravidar rápido

5. Variações de humor

É um assunto importante para entender, não apenas a gestante, mas todos que a cercam. As intensas alterações hormonais resultam em um desequilíbrio dos níveis de neurotransmissores, deixando o humor instável. É comum ficar com raiva ou chorar sem motivo aparente ou mostrar sinais de ansiedade .

As mulheres grávidas precisam de muito amor e compreensão dos outros nesses momentos. Há muitas mudanças em seus corpos e sentimentos. As mudanças de humor podem ser imprevisíveis, mas não são permanentes.

6. Mulheres grávidas e aversão a cheiros fortes

De repente, você perceberá que algumas coisas habituais para você, como sua pasta de dente ou sua comida favorita, ganham um cheiro horrível. Algumas mulheres grávidas podem até vomitar ao sentir o cheiro de gasolina e cigarro, por exemplo.

De acordo com um estudo da revista “Physiology and Behavior”, enjoar de alguns alimentos é um mecanismo que o corpo usa para proteger o feto. “Sempre falamos que a aversão à comida serve para proteger o bebê, mas não há base científica para isso”, comenta Gaither.

7. Enjoo matinal

Principalmente pela manhã, náuseas e vômitos são sintomas comuns na vida de muitas mulheres grávidas. Pode começar por volta da sexta semana de gravidez e pode durar até o final dela, mas nem todas as grávidas terão, ou durará até o final da gravidez. Algumas mulheres não sentem nada disso.

8. Tonturas e dores de cabeça

 A tontura pode ocorrer devido à redução da glicose no sangue, dieta inadequada e pressão arterial baixa. Esses sintomas podem aparecer durante a quinta semana de gravidez, mas tendem a diminuir após a vigésima semana de gravidez. As dores de cabeça, por outro lado, resultam de alterações hormonais.

9. Desejo de comida

Instantaneamente, você percebe um desejo distinto de comer coisas que você nunca comeu antes, e que não combinam, ou alimentos que você nunca experimentou antes.

O desejo por alimentos específicos pode representar um déficit em seu organismo – nutrientes, vitaminas e minerais, especialmente quando esses desejos são distintos ou atípicos. Se for do seu interesse, marque uma consulta com o seu médico para discutir e investigar o que está faltando no seu organismo.

10. Aumento da necessidade de urinar

Durante a gravidez, o hormônio responsável pelo desenvolvimento de uma gravidez saudável, denominado Progesterona, aumenta, causando relaxamento aos músculos da bexiga, dificultando o esvaziamento da urina, fazendo com que você sinta vontade de urinar com mais frequência.

11. Dor lombar

A dor nas costas é uma queixa mais comum no final do terceiro semestre, mas algumas mulheres também podem senti-la no início da gravidez. Isso acontece por causa dos hormônios – progesterona e relaxina – que tornam os músculos e ligamentos mais frouxos.

O que fazer em suspeita de gravidez?

Caso você suspeite de gravidez, pode comprar um teste de gravidez em qualquer farmácia, que pode ser eficaz no primeiro dia de atraso da sua menstruação. Se o resultado for negativo, você pode repeti-lo cinco dias depois ou marcar uma consulta com seu médico para avançar com um exame de sangue que medirá a quantidade de Beta HCG em seu sangue e lhe dará um resultado mais preciso.

Ao confirmar sua gravidez, você deve marcar uma consulta com um médico para entender seus próximos passos. Toda gestante deve ter acompanhamento periódico e acompanhamento de obstetra.

Durante a gravidez, mantenha uma dieta saudável e balanceada, rica em ácido fólico, cálcio, vitaminas e minerais. Manter-se hidratado é outra parte da gravidez saudável e, quando possível e não perigoso, mantenha-se ativo com alguns exercícios leves.

Fontes e Referências:

Fisiologia e comportamento

Parents.com