Vinagre de Maça, 8 Benefícios: Emagrece, Trata o Cabelo, Pele e Espinhas

O Vinagre de maçã, também conhecido por vinagre de sidra é um ácido feito a partir da fermentação de maçãs e é famoso por seus inúmeros benefícios a saúde.

Está todo mundo falando sobre o vinagre de maça, e pelo que parece, devem amar esse novo “elixir da saúde”.  Mas isso é apenas uma nova modinha ou o é realmente incrível? Existem benefícios reais para a saúde?

Primeiro de tudo, não há nada de novo aqui. O vinagre de maçã já foi usado como remédio natural para problemas de saúde por um longo período. De fato, é um remédio antigo. Atualmente parece que estamos mais conscientes dos benefícios do vinagre de maçã, mas ele sempre existiu. Digamos que é uma redescoberta, se você preferir.

Hoje em dia, mais pessoas estão tentando melhorar sua vida, fazendo escolhas mais saudáveis ​​e naturais e é por isso que você verá vinagre de maçã em qualquer lugar onde houver uma conversa sobre saúde, alimentação e remédios naturais.

Quer saber por que e quais são esses benefícios, especificamente? A Centro Saúde listou algumas as razões pelas quais todo mundo está consumindo o vinagre de maçã, além de dicas úteis sobre como incorporar o vinagre à sua dieta.

O vinagre de maça é muito mais do que um simples tempero para salada, pode ser usado para tratamento de pele e de cabelos além de aliviar sintomas de refluxo gástrico e muitos outros benefícios. Um excelente aliado dentro da sua cozinha que pode ser feito dentro da sua casa.

O que é o vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é um tipo de vinagre feito de maçãs. ahhh!! Duh, certo? Bom, mais especificamente, é suco de maçã fermentado.

Para fazer o vinagre, as maçãs são esmagadas e expostas ao fermento. Ao fazer isso, o açúcar natural da maçã é fermentado ao longo do tempo e transformado em álcool (mesmo processo do vinho). O processo é semelhante, a diferença é que o vinagre é fermentado duas vezes. Resumidamente: – uma vez para fazer cidra alcoólica e uma duas para fazer vinagre.

Por que consumir vinagre de maçã?

Por mais louco que possa parecer à primeira vista, beber ou consumir o vinagre de maçã puro te trará muitos benefícios à saúde.

Além dos benefícios para a saúde, o vinagre também reduz os desejos ao induzir a saciedade, o que significa que o vinagre de cidra é ótimo para emagrecer e  manter um estilo de vida saudável.

Não só isso, mas o vinagre de maçã é preenchido com nutrientes benéficos.

Nutrientes

O vinagre também é uma ótima fonte nutricional. Isso explica alguns dos benefícios à saúde! Vamos dar uma olhada na composição nutricional para ver o que o torna tão especial:

  • Vitamina A, E e complexo B
  • Magnésio
  • Ferro
  • Fósforo
  • Manganês
  • Aminoácidos
  • Antioxidantes
  • Apenas 3 calorias por colher de sopa
  • Cálcio
  • Zinco

8 Benefícios incríveis

Então, mas e os benefícios para a saúde do vinagre de maçã? Este vinagre quase mágico pode fazer muitas coisas pela sua saúde. Vamos começar com uma lista e depois entrar em mais detalhes com aqueles que ajudarão você a ter uma vida mais saudável, ok?

  1. É um laxante natural e pode melhorar a digestão;
  2. Reduz os níveis de açúcar no sangue;
  3. Melhora a sensibilidade à insulina;
  4. Aumenta a saciedade e ajuda as pessoas a perder peso;
  5. Reduz a gordura da barriga;
  6. Reduz o colesterol;
  7. Reduz a pressão sanguínea e melhora a saúde do coração;
  8. Previne e diminui o risco de contrair câncer e retarda o crescimento de células cancerígenas.

O Vinagre de maçã emagrece?

A maioria das pessoas usa vinagre de maçã para a perda de peso, mas não conhece o restante dos benefícios de saúde.

Existem vários estudos que concluíram que o vinagre de maçã para a perda de peso realmente funciona, o vinagre tem efeito redutor da gordura visceral.

Eles também descobriram que funciona mesmo sem mudanças na dieta. No entanto, ao beber vinagre de maçã combinado com um estilo de vida saudável, os resultados são realmente impressionantes.

Como o vinagre ajuda a emagrecer?

Fora os inúmeros benefícios do vinagre, ele aumenta a saciedade (sua sensação de estômago cheio) e isso é muito útil para manter o controle da sua dieta saudável, especialmente no início da sua jornada de perda de peso, quando você precisa de um pouco de ajuda para começar e permanecer no caminho certo.

Veja Também: Adeus Celulite, Método SYMULAST Funciona? (Joey Atlas)

Como vinagre de maçã controla o diabetes?

Quando se trata de vinagre de maçã e diabetes, há algumas coisas que você deve saber:

O vinagre de maçã é ótimo na prevenção do diabetes. Portanto, se você tem histórico familiar de diabetes, considere consumir para diminuir o risco.

O vinagre de cidra demonstrou-se capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue quando se jejua (não come), o que é incrivelmente benéfico para pessoas que têm dificuldade em regular seus próprios níveis de açúcar no sangue, como as que têm diabetes.

No entanto, isso não substituirá a medicação. Uma dieta saudável e exercícios são sempre recomendados para pessoas com diabetes.

Se você tem diabetes e toma insulina ou medicamentos prescritos, converse com seu médico antes de tomar vinagre de maçã, pois seus níveis de potássio podem cair demais.

Como diminuir a pressão sanguínea e o colesterol com o vinagre de maçã?

Outros usos comuns do vinagre de maçã é diminuir a pressão sanguínea e reduzir os níveis de colesterol.

O vinagre ajuda a controlar a renina, um hormônio produzido pelos rins, responsável por contrair e dilatar os vasos sanguíneos.

Quando os vasos sanguíneos se contraem, a pressão arterial aumenta. O vinagre de cidra mantém os vasos relaxados, resultando em uma pressão arterial estável.

Reduz o colesterol

Quanto a redução do colesterol, beber/consumir vinagre de maçã antes de uma refeição reduz o colesterol.

Basicamente, estudos mostraram que o vinagre de maçã reduz o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom) devido aos seus antioxidantes naturais.

Como o vinagre de maçã ajuda na digestão

Como eu já mencionei, o vinagre melhora a digestão e no controle da saciedade

  • Se livrar da azia
  • Sensação de saciedade
  • Reduz o inchaço, principalmente na região da barriga
  • Melhorar a digestão em geral.

Quando sentimos dor e desconforto após uma refeição, devemos ouvir nosso corpo e perceber que algo não está exatamente certo. Talvez tenhamos comido demais ou talvez nosso sistema digestivo não funcione corretamente.

Digestão adequada significa níveis adequados de ácido no estômago para que os nutrientes em nossos alimentos possam ser absorvidos e digeridos.

Quando não há ácido suficiente, os alimentos não são decompostos adequadamente e os nutrientes não são assimilados, o que pode levar a problemas digestivos.

Consumir o vinagre de maça ajuda a produção de ácido e por consequência ajuda na digestão.

O vinagre de maçã mata as bactérias?

Você sabia que o vinagre é uma bactericida? De fato, o vinagre foi usado para desinfetar feridas e tratar fungos no passado.

Foi, e ainda é! Uma ótima maneira de tratar e prevenir a infecção, porque o vinagre de maçã pode matar bactérias facilmente.

Também inibe bactérias, como a Escherichia coli, de estragar os alimentos, por isso é tão frequentemente usado como conservante de alimentos.

Também é natural e melhor do que conservantes artificiais. Sensacional, não é?

Vinagre de cidra pode evitar o câncer?

Quando se trata de vinagre de maçã e câncer, foi demonstrado que o vinagre pode ajudar na prevenção do câncer, pois promove a saúde.

Existem muitos fatores e causas de câncer e ainda temos um longo caminho a percorrer em termos de prevenção e tratamento, mas o que sabemos é que o vinagre de maçã pode reduzir o risco de câncer e retardar o crescimento de células cancerígenas .

Dito isto, o vinagre de cidra não deve substituir o tratamento para alguém diagnosticado com câncer ou um estilo de vida saudável para aqueles que desejam reduzir o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer.

Benefícios para o cabelo e a pele

O uso de vinagre de maçã também pode melhorar a aparência da pele e a saúde do cabelo.

  • Trata e reduz a prevalência de acne;
  • Trata e acalma as queimaduras solares;
  • Tem propriedades anti-envelhecimento;
  • Melhora a saúde do cabelo;
  • Combate emaranhados de cabelos;
  • Reduz o frizz dos cabelos;
  • Sela as cutículas capilares e ajuda o cabelo a reter a umidade;
  • Trata a caspa.

Sério, existe algo que o vinagre de maçã não pode fazer? Acho que não! No entanto, é importante observar que não é recomendável aplicar vinagre na pele sem diluí-lo primeiro em água (Muito Importante!!).

E a queda de cabelo? Também ajuda a evitar?

Por possuir  nutrientes como Vitaminas A, E e complexo B que são importantes para o bom funcionamento do folículo capilar, o vinagre bem aplicado ajuda no tratamento contra queda de cabelo e no tratamento de caspas.

Receita:

Dilua 5 colheres de vinagre de maçã em 1 litro de água e aplique no cabelo depois do banho, massageie bem o couro cabeludo por 5 minutos e deixe agindo por 15 minutos e enxague logo em seguida.

Faça isso pelo menos 1 x ao dia por 1 semana, você notará mudanças incríveis

Como consumir ou beber o vinagre de maça

Como existem tantos benefícios à saúde, você provavelmente está pensando em beber vinagre de maçã diretamente da garrafa para se beneficiar de suas propriedades surpreendentes. Mas … vamos discutir primeiro como consumir esse vinagre.

Primeiro, procure o tipo não filtrado e orgânico, porque esse é o melhor. O vinagre de maçã cru orgânico da Bragg que eu imaginei neste post é o meu favorito, mas também existem muitas outras opções.

vinagre-maça-bragg-organico-cru

Bem, se você realmente não gosta do sabor. Existem outras maneiras de consumir vinagre de cidra. Você pode incorporar vinagre em sua dieta…

  • usá-lo em várias receitas, incluindo receitas de molho para salada e receitas de marinada de carnes .
  • fazer um tônico de vinagre de maçã misturando com suco de limão – 2 colheres de sopa de vinagre de maçã adicionados a um copo de suco de Limão ou qualquer outra fruta.

Beber o vinagre de maçã é mais fácil assim. Você não perceberá tanto o sabor, mas obterá todos os benefícios de saúde da cidra de maçã.

Além dos benefícios do suco de frutas. Faça o seu próprio suco de frutas em casa para um tônico fresco e gostoso.

Você pode apimentá-lo com um pouco de canela em pó ou pimenta caiena ou adoçar com um pouco de mel cru.

Ou se você não se importa com o sabor do vinagre, adicione-o a um copo de água e beba-o. É simples assim.

O quanto de vinagre de maçã devo tomar?

Isso é importante! Porque você não deve exagerar. Isso nunca é uma boa ideia. Então, o quanto vinagre de maçã devo consumir por dia? E o quanto é demais?

A dosagem comum por dia é de 15 a 30 ml. Basicamente, 1-2 colheres de sopa de vinagre misturado com água ou transformado em suco ou adicionado a um molho para salada.

Meu conselho é começar com uma colher de sopa e depois aumentar para 2 colheres de sopa por dia se você não notar nenhum efeito colateral. Pode ser bastante forte no começo, mas vai acostumar.

 

Efeitos colaterais

O Vinagre de maçã é geralmente inofensivo, mas dependendo da aplicação, pode causar alguns problemas. Certos casos, o vinagre não é recomendado. Por exemplo, se você tiver úlcera no estômago ou problemas renais.

Como lembrete, beber vinagre de maçã sem diluir não é recomendado porque o vinagre é ácido e pode causar:

  • Cárie dentária e enfraquecer o esmalte dentário;
  • Baixos níveis de potássio – ao beber vinagre mais do que o recomendado ou quando você já tem baixos níveis de potássio;
  • Indigestão – o excesso de pode causar indigestão;
  • Problemas digestivos – isso pode parecer contra-intuitivo, pois o vinagre de maçã pode melhorar a digestão, mas para quem tem úlceras ou refluxo ácido, o vinagre só piora os sintomas.
  • Queimaduras na pele – outra contra-intuitiva, uma vez que o vinagre de maçã pode acalmar as queimaduras solares, mas se você a aplicar sem diluir com água, pode queimar a pele.

Dica Final

Para o tratamento da acne, adicione apenas um pouco de vinagre na água antes de aplicá-lo na pele.

Para queimaduras solares – use 2 colheres de sopa de vinagre na água do banho.

Para que serve o vinagre de maça?

O vinagre de maçã possui inúmeros benefícios para a saúde. Ele ajuda a emagrecer e é antioxidante, protege o fígado, ajuda a reduzir os açucares no sangue prevenindo o diabete, câimbras, tem ação diurética e ajuda na digestão.

Como tomar o vinagre ?

Deve-se consumir de 15 a 30ml por dia, dilua 2 colheres de sopa de vinagre em 100 a 200 ml de água ou suco, e beber cerca de 10 minutos antes da refeição principal. O Vinagre ajuda a ter saciedade e por consequência a comer menos, ajudando no emagrecimento

Quais os efeitos colaterais do vinagre de maçã?

Se consumir o vinagre sem diluir na água, pode causar: Cáries, baixar os níveis de potássio, indigestão e queimaduras na pele

Referências e fontes:

Texto adptado de Asweerpeachef
Vídeos de Youtube:

Patrícia Elias – Use VINAGRE DE MAÇÃ – Benefícios para Saúde, Pele e Cabelos
Jolivi Saúde – Como vinagre de maçã controla o diabetes?